O que devemos aprender em uma nova linguagem ?


livro_artigoQuando tentamos aprender uma nova linguagem de programação, como no meu caso, que estou estudando Python, o que devemos nos focar em entender e aprender nesta nova linguagem para obter sucesso no estudo ?
Não sei direito, mas ao meu ver os pontos abaixo são bem importantes e podem ajudar a dar um passo de cada vez, e sem perder tempo, e é mais ou menos assim que tenho levado meu estudo sobre python:
1- Como a linguagem funciona? Qual o paradigma? Para o que esta ling. é aplicada? Serve para aplicativos web, batch, script, desktop ou o que? É de alto nivel ou de baixo nivel? Estes são detalhes teóricos que são muito interessantes, para não ficarmos “navegando no limbo”, sem saber ao certo onde vamos parar…
2- O segundo passo é saber como compilar e/ou executar um script, trecho de código ou arquivo, para que possamos testar nossos códigos.
3-Alguns itens bem específicos mais básicos:
– Tipos de dados disponíveis
– Declaração de variáveis
– Operadores de todos os tipos: aritmeticos, booleanos, etc…
– Operações matemáticas numéricas simples: adição, divisão, multiplicação e subtração
– Operações com strings: concatenação, obter um pedaço da string, descobrir o tamanho, alterar pedaço da string
– Declaração de funções, parâmetros de entrada, retorno de dados
– Laços e comandos de decisão: a syntaxe destes comandos ( while, for, if, else, e equivalentes… )
– Listas e arrays: caso tenha na linguagem, saber como declarar, acessar um item, acessar um range, trocar um item por outro, ver tamanho, adicionar e remover itens
– Funções disponíveis na linguagem, daquelas que não precisamos utilizar nenhuma biblioteca adicional para acessar: geralmente são várias e para os mais variados tipos de operações
– Declaração de classes, atributos, métodos, herança ( se tiver ), …
– Tratamento de erro: como capturar e como gerar erros e tratá-los
– Arquivos: como acessar para ler e gravar arquivos em modo binario e texto
– “Tips and Tricks” da linguagem. Toda a linguagem tem algumas coisas bem interessantes que geralmente nos facilitam a vida. Pesquise sobre isto…
4- Alguns itens mais avançados:
– Como utilizar ( declarar e acessar ) as bibliotecas adicionais
– Tem biblioteca gráfica ? Como utilizar ? Faça uma janelinha de Hello World pelo menos…
– Framework para aplicações web, existe para esta linguagem ? faça um Hello World tb…
– Acesso a banco de dados, como é feito ? Acesse pelo menos um banco de dados lendo, gravando, alterando e deletando dados.
– Envio de emails
5- Distribuição – Descobrir as formar que são utilizadas para distribuir um programa feito na nova linguagem é algo que sentiremos falta bem mais para frente, afinal de contas, se não gostarmos desta linguagem por exemplo, não iremos distribuir nada, agora se criarmos um bom programa, e queremos entregar para nosso cliente: como fazemos ? Um zip ? Um script de instalação .bin ? Um instalador gráfico ?
6- Por fim, devemos estar sempre lendo sobre a linguagem, aprendendo as diversas formas de trabalhar com ela, de aplicar novos paradigmas, pegar alguns algoritimos mais complexos e tentar reescrever, para que estejamos sempre atualizados de todas as formas sobre a linguagem escolhida !
Como quase tudo na vida, agente só aprende mesmo é FAZENDO, então veja os exemplos na web, mas não copie, REESCREVA, para que você grave na memória! Escreva muitos programinha pequenos de exemplo, assim você estará estudando bastante.
Você concorda ? Comente…
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s