Editores e IDEs para Python


O Python é por si só uma grande linguagem e nos dá várias ferramentas que auxiliam na edição dos códigos. Porém estas ferramentas são um tanto quanto manuais.

Tem gente que prefere, mas tem gente que gosta de uma boa IDE para programar, que principalmente nos auxilie a lembrar das coisas com o autocompletar de código, tenha colorização de sintaxe, e por ai vai.. e eu sou um destes !

Então, venho por tempos sempre utilizando algumas IDE, alguns editores mais simples, e a todo tempo trocando de preferência ! hehe Normal, principalmente porque o Python não necessita de uma IDE completa para poder ser programado, mas sim de apenas um terminal de comando e um editor de texto simples.

Abaixo vou listar algumas IDEs que jah utilizei, e outras que somente vi falr, e fazer pequenos comentários sobre cada uma :

KomodoEdit – É a versão free da IDE KomodoIDE, atualmente na versão 6. É uma ótima IDE, mas tem features desativadas pelo fato de ser a versão free.

WingIDE 101 – É a versão free da Wing IDE, que tem também versão professional e personal. Creio que seja uma das mais completas, mas também tem features desativadas.

PyDev – É um plugin para o ambiente do Eclipse, que para mim é ótimo. Porém acaba se tornando um pouco mais pesado do que os outros.

PyCharm – É uma IDE mais nova, e foi desenvolvida direcionada ao Django. Esta é muito bem falada, porém é paga, mas todos os relatos são do nivel: — Vale cada centavo pago! Tem uma versão trial completa por 30 dias.

NINJA-Ide – Me pareceu muito boa, mas ao rodar ela não consegui fazer funcionar de cara o autocompletar. Acabei por desistir de testar mais. Porém me parece ser uma ótima IDE.

Spyder – Um ótimo e leve ambiente integrado de desenvolvimento Python. Funciona juntamente com o pdb para debug e pylint para verificação de código.

Entre todos, neste momento, o Spyder foi a minha escolha.

Porque ?

Porque é um ambiente que facilmente foi instalado, tem uma organização de janelas muito boa por padrão, tem debugger integrado, porém não fugindo da ferramenta da linguagem, que é o pdb, utiliza também o Pylint que é muito competente para averiguação de erros no código e além de tudo, é muito leve. Além de que não precisei fazer nada para tudo sair funcionando de cara, principalmente o autocompletar. Ah, ela é feita em PyQt, então tem que ter esta biblioteca instalada.

Segue uma tela dele logo abaixo.

Spyder Python IDE

Spyder Python IDE

Ok ! Então esta foi minha escolha atual, testada e aprovada!

Comentem e digam qual ide python mais gostam e porque ?

Vlw.. abraços

Anúncios

4 Comments

  1. Fala grande!!

    Muito bom seu post!
    Na sua lista, eu só utilizei 2. … Komodo (Que é a atual que utilizo) e Pydev.
    Eu também incluiria o Geany, pois é uma ide bem levinha e bacana e uma que só tem versão pra windows 😦 mais é muito boa…

    Chama-se PyScripter. Bão demais ela, você pode debugar, colocar breakpoits etc… Só que é só pra windows mesmo. Além de você poder rodar o que você ta fazendo em várias versões do Python! ^^
    Desde que eles estejam instalados no sistema né 😛

    No mais é isto. Eu sou completamente a favor de ides… Pra que ficar reinventando a roda?!

    Alguns defendem a teoria de que você não aprende, mas eu não vejo por este lado. Hoje em dia o negócio é produção, e com certeza uma boa ide aumenta sua produtividade 😉

    Abrçaos!

    Curtir

    Responder

    1. Pois é, eu como utilizo somente o Linux em casa, e é em casa que tenho como ficar testando e tal, acabo somente testando os aplicativos para tal. Mas obrigado mesmo assim pela dica !

      Curtir

      Responder

  2. Também testei a PyDev, WingIDE e KomodoEdit. Cheguei a testar também o Geany, Anjuta, PIDA, SPE e o Editra. Acabei voltando pro meu bom e velho VIM. Te sugiro testar o VIM também, mas diferente de outras IDEs ele não vem “pronto”. O VIM é um editor altamente customizável que você consegue transformar em uma IDE mas pra isso exige um pouco de estudo para entender como ele funciona. Mas uma vez que você passa a usá-lo e entende todo o seu poder você nunca mais vai querer outra coisa 🙂

    Até mais…

    Curtir

    Responder

    1. Oi Magnun
      Eu uso o VIm para vários fins, porém não para programar. Acho bastante trabalhoso, e esta IDE agora que achei me dá muito auxílio de forma simples e rápida.
      Mas o VIm é muito poderoso, e adoro ele tb !

      Curtir

      Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s