Novos rumos: Pyramid


Ontem tive meu primeiro contato real com o Pyramid!

Depois de trabalhar várias vezes com o Django, de conhecer bem ele, suas várias features e tudo mais, acabei precisando de um framework mais flexível para meu projeto que quero desenvolver, e que, não saiu ainda do papel por que em certo ponto do desenvolvimento tudo se tornava massante e trabalhoso.

Mas eu realmente vi uma luz no fim do tunel com o Pyramid. Se mostrou um fw simples, consistente e flexível. Não tive trabalho algum para iniciar um projeto e sair programando algo mais simples, como criar uma outra view além da default, bastou utilizar uma meia-hora e dar uma passada de olho na documentação.

Claro que, eu não fiz nada demais, apenas iniciei o projeto, fiz algumas alterações, tomei conhecimento do ambiente gerado por ele, rodei o ambiente de desenvolvimento, estas coisas. A partir de agora é trabalhar para aprender mais e mais deste frameworks que pelo visto vai me facilitar a vida.

Outra coisa, eu achei muito simples trabalhar com o mongodb juntamente com o Pyramid. Praticamente não necessita de configuração, é só chamar e usar.. hehehe Mas um detalhe que me deixou meio triste foi que não funcionou o projeto com o template para utilizar o Jinja2 como renderer dos templates web. Gosto muito do Jinja2 pelas facilidades, e principalmente pela herança de templates possível, onde você cria uma página com seções definidas e pode criar outras páginas que herdam esta página e imprimem somente nas seções que deseja.. mas o template engine do Pyramid, que veio do Pylons, não é tão mal assim, mas é mais trabalhoso, pois trabalha com umas tags no meio do html, e não me pareceu muito pythônico. Tudo bem !

Bom , é isto por enquanto, depois posto aqui como iniciar um projeto simples com o Pyramid + MongoDB ! Ok !

Abraços !

Anúncios

5 Comments

  1. Olá Sergio,

    Tb estou aprendendo o Pyramid e realmente esse fw é bastante flexível, estou gostando bastante tb.

    Sobre os templates, o Chamaleon tb possui as features de herança e macros, é um pouco complexo de entender, mas o resultado é o mesmo.

    Abs e boa sorte!

    Curtir

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s