Depois de um tempo em homeoffice


O início

Hoje, fazem exatamente 5 meses que estou trabalhando em homeoffice.

Depois de uma mudança brusca e dolorosa, eu finalmente posso dizer que estou me adequando bem ao novo ambiente e modo de trabalho. Claro, ainda tem algumas coisas que necessito organizar e melhorar, mas posso dizer que no quesito trabalho eu estou me saindo muito bem em casa.

O que mudou?

Muita coisa mudou do final do ano passado para cá, mas as que posso lhes listar aqui que são mais interessantes, e visíveis diferenças de uma vida de um
simples empregado de empresa para um trabalhador em carreira solo, e em casa são:

1. Tenho que buscar meus próprios projetos

É, não recebo simplesmente as tarefas e saio fazendo, eu tenho que buscar os projetos, ver eu mesmo e decidir se posso fazer, levando em consideração, principalmente, meu tempo e meu conhecimento.

2. Tenho que me organizar muito bem

Eu não posso ficar me dando ao luxo de deixar para amanhã as tarefas, eu tenho que definir direito o tempo, tenho que me fazer cumprir o tempo, tenho que me comunicar direito e antecipadamente, não posso me distrair com qq coisa, tenho que organizar minha mesa, meus afazeres de todos os projetos diferentes, juntamente com os afazeres de casa e da faculadde.

3. Tenho que me valorizar e não empilhar projetos

Um bom programador, um bom profissional não é aquele (na minha opinião) que fez muuuuitos projetos, mas sim aquele que fez ótimos projetos. Então eu não posso fugir disto, tenho que organizar os projetos que entro para que meus clientes não fiquem chateados comigo e para que eu não precise me “prostituir”. Meu trabalho tem um valor e este valor é sempre exclarecido e mantido.

4. Faço as tarefas no horário que desejo, mas tenho que fazer no prazo

Fazer as atividades em qq horário não quer dizer deixar para depois, nem poder passar do prazo, tenho que passar cada prazo conforme as previsões de horários previstas para cada semana que terei. Não consigo me organizar para muito longe, geralmente de 1 a 2 semanas é o máximo. Sprints é o que faço, decido minhas tarefas, decido as entregas e faço. As vezes necessito fazer outras coisas durante o dia, ir a faculdade e programo a noite, mas as vezes passo o dia inteiro programando. Tenho como decidir se faço uma viagem no finde ou durante a semana, eventos em qq dia não é um problema,
pois qualquer dia para mim é um dia de trabalho ou não, eu decido, mas, como disse antes não posso deixar de fazer o trabalho.

Como ficou

Métodos de organização e concentração não são o meu forte, mas eu vou achando como fazer isto melhor dia-a-dia.

Antes eu fazia tudo sentado no sofá com uma pequena mesinha para o note, hoje, tenho minha mesa grande, minha cadeira boa e até o meu segundo monitor. Não pensei em tudo no primeiro dia: Nossa, agora que vou fazer tudo em casa, tenho que ter isto, isto, e isto, e vou fazer dessa e daquela forma. Não, não mesmo, a cada dia fui vendo o que mais necessitava, e a cada dia fui arrumando e organizando minha vida profissional homeoffice.

O mais legal e prezeroso de tudo isto é você poder, sozinho, ser o seu próprio chefe, ter autonomia completa da sua vida, fazer somente o que mais gosta, e conforme quiser fazer, porém dedicação, organização e cobrança de si mesmo é imprescindível. Se você falhar com seus clientes, você vai saindo do mercado aos poucos, vai perdendo trabalho e assim sua vida tão sonhada vira um pesadelo.

Um grande abraço.

Anúncios

2 Comments

  1. Pô, muito bacana. Entrei pra esse vida de home office no início de desse ano também (5 meses também \o/).
    Semana após semana aprendo algo novo sobre eu mesmo e isso me ajuda a me comunicar melhor, ou como ser mais produtivo, ou como fazer meu trabalho com mais qualidade. Hehe, me ajuda a ser mais feliz.
    Para sair do escritório, a mudança de mentalidade e a disciplina necessária pra fazer isso foram monstruosas, mas logo de início os benefícios já são visíveis: liberdade, autonomia, responsabilidade e proatividade.
    E isso tudo resulta em uma coisa: qualidade de vida. E se tu consegue ter qualidade de vida, se libertar do estresse, priorizar a vida com tranquilidade e dar atenção pras pessoas que são importantes para ti, cara, o céu parece ser o limite.

    Sérgio, puta texto. Boa sorte na tua jornada. Abração!

    Curtir

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s